sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Seguindo os passos da Coluna Prestes

13 de janeiro de 2010

Iphan promove inventário para preservar locais que guardam vestígios da passagem do movimento


por Graziella Beting

Em dezembro de 1924, oficiais do Exército liderados por Luís Carlos Prestes iniciaram uma sublevação que percorreu 25 mil quilômetros em marcha pelo país para protestar contra a opressiva República Velha. A Coluna Prestes, como ficou conhecida, só terminou em fevereiro de 1927, e seu percurso é hoje objeto de um levantamento histórico coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Até o fim do ano, o Iphan pretende mapear os locais que guardam vestígios da passagem da coluna, para protegê-los.

No Rio Grande do Sul, os arquitetos Marco Antonio Galvão e Vera Braun Galvão, contratados pelo Iphan, sugeriram o tombamento da ponte férrea de Comandaí, construída pelo batalhão comandado por Prestes, em 1923, e identificaram os túmulos de alguns combatentes. O município gaúcho de Santo Ângelo já abriga um memorial dedicado à Coluna.

Em Palmas, a Fundação Cultural do Tocantins concluiu, no fim do ano passado, o projeto de modernização do Memorial Coluna Prestes na cidade, inaugurado em 2003. O espaço, de quase 600 metros quadrados, traz uma exposição permanente sobre a história da Coluna e a reprodução do escritório de Prestes, além de um acervo com fotos e documentos.


http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/iphan_promove_inventario_da_coluna_prestes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails